Dicas para a viagem

Seguem aqui algumas dicas para quem tem interesse em fazer o Caminho dos Diamantes - Estrada Real.

Como toda viagem de moto, preparativos antecipados são necessários, assim, sem delongas, vamos a eles:

1. Pesquisar, conversar, ler:
Faça uma boa busca na internet, estude e anote.
Procure blogs, páginas de turismo, reportagens.
Acompanhe a página no Facebook: https://www.facebook.com/groups/estradareal
Leia relatos, faça novos amigos que já foram e converse com eles.
Use bastante o site: http://www.estradareal.tur.br, nele você encontra:

- Download de roteiro planilhado. É um guia completo com as planilhas, locais de hospedagem, alimentação, pontos turísticos e pontos de carimbo de passaporte:
http://www.estradareal.tur.br/download/pasta_completa_caminho_dos_diamantes.pdf

Use bastante o site: http://institutoestradareal.com.br, nele você encontra:
- Guia virtual (onde dá para se orientar sobre os pontos turísticos em cada localidade)
- Dicas
Monte uma planilha do roteiro, com paradas para pernoite e os pontos turísticos a visitar.
Pesquise bem sobre cada ponto turístico de interesse, dê preferência para os mais belos e maiores e evita-se decepções de perder tempo para chegar em um ponto não tão interessante.



2. Passaporte da Estrada Real:

É uma espécie de ritual, você recebe um passaporte, carimba em determinadas passagens e ao fim da viagem recebe um certificado.
O cadastro deve ser feito no site www.estradareal.tur.br, impresso e entregue no ponto indicado para retirada.
- Cadastro para emissão do passaporte:
http://www.estradareal.tur.br/passaporte

3. GPS

Se tiver, leve! Ajuda bastante a não errar o caminho e perder tempo voltando ao local correto.

Faça o download do roteiro no site www.estradareal.tur.br, através do programa GPS Trackmaker (www.trackmaker.com), ou outro, inclua o roteiro no seu aparelho.
Durante a viagem, uma resolução de 80 metros é ideal.
- Download de rota para GPS: 
http://www.estradareal.tur.br/files/directions/4864d1ab9f5b44c52fdfa83100d3f0a0.gtm

4. Moto
Qualquer moto faz o roteiro, o que vai mudar é o sofrimento do piloto em alguns trechos. A moto ideal seria essa combinação: quanto mais leve + quanto mais trail, melhor.
Fazendo todo o caminho da rota do GPS o piso será praticamente de estradas rurais, e serão encontrados todos os tipos: lisos, esburacados, subidas leves, subidas íngremes, descidas idem, com pedregulhos, areia fofa, caminhos estreitos (essas opções dobram, se associadas à chuva). Haverá um ponto onde motos muito grandes (largas e/ou pesadas) não passam, no marco 486, mas há desvio previsto na rota do GPS.
Assim, de Biz à 1200cc, está tranquilo, necessitando de maior habilidade com as maiores.
Adaptações sugeridas:
- pedaleiras tipo off, evita que os pés escorreguem em pilotagem em pé, ou com sapatos molhados.
- paralamas próximos à pneus: subir, adaptar para ficarem mais longe das rodas, pois em situação de barro, não ocorre travamento.
- bauleto traseiro: não levar, a trepidação dentro é muito grande, tudo vai se revirar lá dentro, além de ficar em uma posição que faz um esforço grande no chassi da moto durante as trepidações. Use malas laterais e/ou sobre o banco.
- protetor de cárter: com certeza haverá, pelo menos uma, pancada vindo de baixo durante a viagem.
- protetor de motor: idem.
- protetor de carenagem (tanque): opcional.
- descanso big foot: extremamente útil.
- tomada 12V ou USB, extremamente útil, para funcionamento correto do GPS

5. Pneus
Quanto mais off melhor, há momentos em que é preciso dessa diferença para fazer subidas, não escorregar e não cair. Em terra não ande com pressão total, esvazie um pouco.
Seguindo toda a rota do GPS, as partes de asfalto serão muito curtas, não compensa ficar enchendo e esvaziando, vá murcho em tudo. Cuidado: pneus mais murchos podem se cortar em pancadas muito violentas nas pedras grandes.

5. Ferramentas peças de reposição
Leve o básico, ferramentas da moto e alguma outra auxiliar. Silver tape, fita isolante, enforca gatos, canivete e etc, sempre podem ajudar em algum quebra galho. A rota inclui cidades com lojas de peças, mecânicos, borracheiros e até concessionárias.

6. Roupas e acessórios
Em setembro: muito calor, muito suor. Deve-se usar proteção, pois as chances de tombos são constantes. Calça e jaqueta protegem, mas deixam o calor bem incômodo. Opção: usar roupas leves com acessórios de trilha, cotoveleira, joelheira, etc.
Balaclava de calor ajuda a se proteger do sol, mesmo com capacete
Luvas
Tênis e calça leve para caminhadas
Roupa para nadar
Não leve muita roupa desnecessária, só aumentará o volume e peso a transportar.
Regra de três: 3 meias, 3 cuecas, 3 camisetas, 3 conjuntos de roupa dry para usar durante a pilotagem. Melhor lavar roupa todos os dias do que carregar peso.

7. Eletrônicos
Máquina fotográfica
Smartfone ou tablet ou notebook, este último é desaconselhável, devido à grande trepidação.
Filmadora esportiva, para quem gosta de filmes.
Compre um hub usb, que permitirá carregar todos os eletrônicos ao mesmo tempo.
Cartões SD reservas

8. Documentos
Documentos pessoais, da moto, cartão de banco, carteira de plano de saúde, cartão do seguro da moto.
Lista de endereços de concessionárias próximas.
Caneta, bloco de anotações
Dinheiro: tenha sempre um valor que permita abastecer, se alimentar e pernoitar por um dia, pois em alguns locais não se aceita cartão.

9. Saúde

- protetor solar

- remédios de uso pessoal
Há farmácia em todas as cidades do roteiro.